O caderno 5 intitulado Expectativas de aprendizagem- convite à reflexão e à ação da coleção "Reorientações Curriculares do Estado de Goiás" apresenta as Matrizes Curriculares para o ensino de Línguas Estrangeira. As Matrizes são um referencial para o trabalho promovido nas escolas e que, portanto, outras escolhas ou expectativas de aprendizagem podem ser repensadas a partir das mencionadas. A estrutura das Matrizes Curriculares consiste em: Os Conteúdos como as sugestões de gêneros discursivos que podem ser explorados em sala de aula. Os Eixos temáticos referem-se à compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira. As Expectativas de Aprendizagem ilustram o que o professor (a) esperará quanto à compreensão, leitura, oralidade e produção escrita dos alunos em Língua Estrangeira.
E você, conhece a diferença entre tipos textuais e gêneros discursivos? Vejamos:
TIPOS TEXTUAIS- Designam uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição ( aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Os tipos textuais abrangem categorias conhecidas como:
- narração;
- argumentação;
- exposição;
- descrição;
- injunção.
GÊNEROS- Textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio- comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Alguns gêneros:
- crônica;
- romance;
- conto;
- novela;
- artigo;
- resenha;
- resumo;
- paráfrase;
- paródia;
- telefonema;
- sermão;
- carta comercial;
- carta pessoal;
- diário;
- bilhete,
- reportagem jornalística;
- aula expositiva;
- reunião de condomínio;
- ata;
- notícia jornalística;
- horóscopo;
- receita culinária;
- bula de remédio;
- lista de compras;
- cardápio de restaurante;
- instruções de uso;
- outdoor;
- inquérito policial;
- edital de concurso;
- piada;
- conversação espontânea;
- conferência; carta eletrônica; bate-papo por computador, discurso político; aulas virtuais e assim por diante.( MARCUSCH, 2005)
TEXTO é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. DISCURSO é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. Assim, o discurso se realiza nos textos. Em outros termos, os textos realizam discursos em situações institucionais, históricas, sociais e ideológicas. (BEAUGRANDE, 1997)
Agora é só observar o nosso rico contexto discursivo!
E você, conhece a diferença entre tipos textuais e gêneros discursivos? Vejamos:
TIPOS TEXTUAIS- Designam uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição ( aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Os tipos textuais abrangem categorias conhecidas como:
- narração;
- argumentação;
- exposição;
- descrição;
- injunção.
GÊNEROS- Textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio- comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Alguns gêneros:
- crônica;
- romance;
- conto;
- novela;
- artigo;
- resenha;
- resumo;
- paráfrase;
- paródia;
- telefonema;
- sermão;
- carta comercial;
- carta pessoal;
- diário;
- bilhete,
- reportagem jornalística;
- aula expositiva;
- reunião de condomínio;
- ata;
- notícia jornalística;
- horóscopo;
- receita culinária;
- bula de remédio;
- lista de compras;
- cardápio de restaurante;
- instruções de uso;
- outdoor;
- inquérito policial;
- edital de concurso;
- piada;
- conversação espontânea;
- conferência; carta eletrônica; bate-papo por computador, discurso político; aulas virtuais e assim por diante.( MARCUSCH, 2005)
TEXTO é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. DISCURSO é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. Assim, o discurso se realiza nos textos. Em outros termos, os textos realizam discursos em situações institucionais, históricas, sociais e ideológicas. (BEAUGRANDE, 1997)
Agora é só observar o nosso rico contexto discursivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário